terça-feira, 2 de fevereiro de 2016

Sobre Rich


Rich Gaspari é uma verdadeira lenda no esporte do bodybuilding. Não apenas ele foi um dos mais importantes fisiculturistas profissionais durante os ano 80 mas ele também fixou um novo padrão estético apresentando o conceito dos glúteos estriados, ao mundo do bodybuilding. Depois do exemplo dado por Rich, os fisiculturistas realmente não podiam ser considerados rasgados de definição a menos que eles exibissem glúteos estriados.  
Rich certamente não dava a entender que ele seria um dos fisiculturistas profissionais mais importantes do mundo, com base em como ele parecia quando ele começou a treinar. Com o peso corporal extremamente inferior ao normal, com ombros estreitos e braços magros, Rich transformou o próprio físico com treinamento inteligente e um desejo sincero em progredir. 
Até que Rich tivesse 19 anos, ele já era vencedor de títulos nacionais. Ele ganhou o Jr. Nationals na tenra idade de 20 e um ano depois tornou-se profissional vencendo o Mr. Universo na categoria light-heavyweight. Rich estabeleceu um recorde como sendo a pessoa mais jovem a vencer o Mr. Universo da IFBB com 21 anos de idade, superando o recorde anterior, estabelecido por Lou Ferrigno que ganhou o mesmo título em 1973 aos 22 anos de idade. Nem imaginavam os fãs do bodybuilding que o melhor de Rich Gaspari ainda estava por vir. 
Seis meses depois Rich chocou todo mundo competindo na Noite dos Campeões de 1985 com 97 Kg. super rasgado e volumoso, 11 Kg. a mais que quando ele venceu em sua categoria no Mr. Universo! Não apenas Rich estava muito maior mas ele também estava extremamente vascularizado, rígido e rasgado. Quando Rich virou de costas, os juízes e a audiência ficaram chocados ao testemunhar os estriamentos duros como pedras que estendiam-se sobre seus músculos glúteos. Uma era nova do bodybuilding tinha sido desvelada! 
Rich apareceu na capa da Revista Flex depois da sua magnífica estréia como profissional na Noite dos Campeões de 1985.
Este visual incrível tornou-se a marca registrada de Rich durante sua carreira profissional. Ele apareceu com um impressionante terceiro lugar em sua estréia no Mr. Olympia alcançando depois por três vezes, de 1986 a 1988, a posição de finalista do Mr. Olympia, logo atrás do 8 vezes Mr Olympia Lee Haney. Além disso, Rich conquistou sua própria galeria de títulos, inclusive o Pro World 1986 e o Grand Prix Champion de 1987 antes de fazer história novamente ganhando a primeira edição do Arnold Schwarzenegger Classic em 1989.  

Rich derrotou os maiores nomes do bodybuilding daquela época (com a exceção de Lee Haney). Homens que eram maiores e geneticamente privilegiados, todos eram sistematicamente derrotados pelo Domador de Dragões, Rich Gaspari.  
Com sua determinação obstinada em vencer combinada com treinamentos inacreditavelmente duros aliados à perfeição de sua dieta, Rich excedeu o próprio potencial genético para tornar-se um dos fisiculturistas mais bem sucedidos na história do esporte.
Eu estava ansioso para falar com Rich Gaspari, uma vez que vinha seguindo sua carreira de perto durante os anos 80. Eu queria descobrir como ele tinha transformado o próprio físico de um modo tão dramático durante seus anos da adolescência, bem como também, que tipo de planos nutricionais ele seguia para conseguir estabelecer um novo padrão estético no bodybuilding. Eu fiquei feliz ao descobrir que Rich ainda tem a mesma paixão pelo bodybuilding que ele tinha quando começou a treinar aos 15 anos de idade. Foi uma honra falar com uma das verdadeiras lendas de nosso esporte.  
  

A Entrevista


[Q] Obrigado por aceitar esta entrevista. Eu tenho que ser honesto, Rich, eu realmente admirei sua carreira e físico durante seus anos competitivos nos anos 80. eu sentia uma afinidade natural para com você porque nós somos da mesma idade, da mesma altura, e até mesmo, ambos começamos a treinar ao redor da mesma idade, bem como, ambos líamos quadrinhos de super heróis quando nós éramos crianças.
Seria aí onde seu desejo inicial para se tornar um fisiculturista começou, lendo estórias em quadrinhos, dos super heróis?
[R ] Sim, quando eu era criança, eu lia muitas histórias em quadrinhos do Batman e do Super-homem, e também do Incrível Hulk. 
Isso costumava me inspirar porque suas figuras pareciam tão bem construídas e musculosas. Eu ficava imaginando, uau!, será que existe alguém com essa aparência. A primeira vez eu descobri que alguém podia se parecer de fato com um super herói, foi na casa de um amigo meu.
O pai dele colecionava a revista Muscle Builder, e eu ia até lá para dar uma olhada nelas. A primeira vez que eu vi o Dave Draper, o Arnold Schwarzenegger e o Lou Ferrigno, eu disse " Meu Deus, estes caras simplesmente são iguais aos super heróis". Eu tinha só 12 ou 13 anos  de idade, e então eu disse, " eu quero me parecer com estes caras". 
[Q] Eu soube que você era realmente bastante pequeno quando você começou a treinar. Como seu físico respondeu durante seus primeiros dois anos de treinamento, e que tipo de rotina de treinamento você seguiu durante esses anos iniciais? 
[R] Bem, antes de eu começar a treinar, aos 14 anos, eu contraí mononucleose. Na ocasião, isso me fez perder muito peso. Assim, eu estava aproximadamente 9 Kgs. abaixo do que eu normalmente pesaria.  
Eu fui ao médico e ele disse, " Por que você não começa a levantar pesos!? ". Eu vinha olhando para as revistas antes disso acontecer e então eu disse que eu queria começar a treinar com pesos. Assim, eu tinha quase 15 anos quando eu comecei a levantar pesos. 
[Q] Diga-nos Rich, qual era sua estatura e seu peso quando você começou a treinar?
[R] Deus, eu pesava aproximadamente 49 Kgs. quando eu tinha 14 ou 15 anos e no período de um ano, eu já pesava em torno de 76 kg aos 16 anos de idade. 
[Q] Uau! assim, você ganhou 27 Kg em seu primeiro ano de treinamento. Como era o seu treinamento quando você começou? Você fazia a típica rotina de 6 dias por semana que todo mundo seguia naquela época?  
[R] Sim, eu estava lendo as antigas revistas e eu seguia todas as rotinas que eles estavam fazendo, o que o Arnold estava fazendo. Assim, eu estava treinando seis dias por semana. Eu costumava freqüentar um campus universitário que ficava perto da minha casa, o da Universidade Rutgers, e me inscrevi num dos ginásios do campus onde eu usava suas máquinas Universal e os pesos. Eu conhecia cada grupo muscular que eu estava exercitando. Assim, eu estava em uma rotina de seis por semana, entretanto eu me sentia em overtraining, assim, eu diminuí a freqüência para quatro dias por semana. 
[Q] Em qual momento você fez isso? 
[R] Isso foi tipo seis meses depois. Eu estava lendo nas revistas que o Arnold dizia que no período fora de temporada, você poderia fazer muito menos treinamento, de modo que eu comecei a cortar exercícios da rotina, e dividindo o programa em quatro dias de treino. 
[Q] Com que idade você de tato percebeu que o seu corpo realmente começou a responder e a crescer? Você pensa que foi desde o princípio ou foi depois quando você começou a amadurecer?  
[R] Sim, foi bem rápido porque, como eu disse, eu pesava 49 Kg.  Com um ano de treinamento eu já pesava 76 Kg. Assim, meu corpo respondia realmente rápido com o treinamento com peso. Era como se eu começasse a ficar musculoso imediatamente. Se você olhar para os genes em minha família, meu pai era muito musculoso e vascularizado, é papo sério, sempre com abdominais rijos como rochas. 
Ele não era um sujeito grande mas ele sempre era musculoso. Eu olhava para ele e dizia, Uau, veja como ele é grande. Ele era pedreiro, assim realizava muito trabalho duro todos os dia com tijolos e blocos. Ele me dizia, " Venha trabalhar comigo e você terá uma aparência como a minha ". Eu lhe dizia, " eu não gosto desse tipo de trabalho ".
[Q] Assim, você pensa que foi muito mais a genética do que qualquer outra coisa, ou foi o que você fez em termos de treinamento ou dieta que lhe deram no princípio esses ganhos impressionantes?
[R] Eu penso que o desenvolvimento rápido era mais algo genético, mas eu penso também que aprender a treinar corretamente quando eu comecei a ficar maior, foi devido ao treinamento alimentação correta. 
[Q] Como era a sua alimentação no princípio?
[R] Bem, eu me lembro que enquanto garoto, a primeira coisa que eu fiz foi comprar os cursos vendidos pelo Larry Scott. Eu li que ele era realmente magro e eu disse, bem, se ele era realmente magro, eu também posso ficar grande do jeito que ele ficou. Assim, eu segui as sugestões dele e comecei beber proteína em pó batida, mingaus pesados, e ovos. Eu estava tomando os mingaus e uma dúzia de ovos por dia. 
Eu nem sempre conseguia tomar os mingaus, e então eu bebia 3,5 litros de leite por dia quando eu era garoto e eu penso que é por isso que eu ganhei tanto peso de imediato. Outra coisa que eu fazia era ir até a loja de produtos naturais, e foi aí que eu comecei a tomar proteína em pó. Eu ia de bicicleta até a loja e comprava a proteína da marca Weider's Muscle Builder. 
[Q] Quando foi sua primeira competição, e como você fez então?
[R] A primeira competição foi quando eu tinha 16 anos. Eu fiquei fora dos cinco primeiros; Eu penso que eu fiquei em 6o lugar. Esse concurso era chamado Physique 1979. Então, depois que eu competi naquele concurso, eu disse que eu queria voltar para competir no ano seguinte. Um das razões pela qual eu entrei naquele concurso foi porque havia um garoto do meu ginásio que era um ano mais velho que eu e que era meu rival. Na ocasião ele estava melhor do que eu, ele estava melhor construído. Assim, eu entrei no concurso do ano seguinte.
[Q] De quantas competições você participou na adolescência? 
[R] Eu participava de um concurso por ano enquanto eu tinha 16, 17, 18 e 19 anos de idade. Então, eu participei de um concurso adicional quando eu tinha 19 anos. Eu entrei em um concurso organizado pelo Lou Zwick, chamado American Cup. Eu deveria ter entrado no Tennage America, mas eu não entrei nesse. Lou conseguiu que eu entrasse no concurso dele ao invés. 
Eu ganhei aquela competição e eu derrotei um rapaz que naquela época era o maioral, qual era mesmo o nome dele? deixe-me ver ... o grande garoto negro, será que era isso? Me ajude a lembrar, ele foi o primeiro cara com realmente muita massa, ele nunca foi cortado de verdade, exceto uma vez em que ele tirou um monte de fotos para o Weider.
[Q] Victor Richards?
[R] Sim, Victor Richards! Eu o bati. Ele era muito maior, mas eu era muito mais refinado e definido. Eu o derrotei então, ele ficou todo furioso comigo porque eu ganhei.
[Q] Qual era seu peso corporal quando você ganhou aquela competição aos 19 anos de idade?
[R] Eu competi com 85 Kgs. quando eu tinha 19 anos.
[Q] Como você estruturava seu treinamento quando você era  adolescente? Você planejava a idéia de competir só em um concurso por ano?
[R] Sim, eu planejava competir só uma vez por ano, assim, fora de temporada, eu tentava acrescentar massa. então, 12 semanas antes, eu começava a me preparar para a competição e passava a treinar seis dias por semana. Eu também incluía alguns exercícios nas polias para ajudar a refinar o meu corpo. 
[Q] Então você venceu o título overall no Jr. Nationals na tenra idade de 20 anos. 
[R] Sim, eu ganhei minha primeira competição nacional aos 20 anos de idade. Eu competi no Jr. Nationals depois de ganhar um concurso local chamado a Jersey Cup. Eu venci e então entrei no Jr. Nationals algumas semanas depois.
[Q] você não derrotou o David Hawk naquele espetáculo?
[R] Sim, eu fui o vencedor da categoria heavyweight e o David Hawk foi o vencedor da categoria light heavyweight e eu ganhei no overall.
[Q] O que você fez para transformar o físico que você tinha enquanto adolescente no físico volumoso que venceu o Jr. Nationals um ano depois?
[R] Bem, eu passei dos 85 Kg que eu pesava como um competidor adolescente para aproximadamente 92 a 94 kg quando do Jr. Nationals. Um das coisas que eu aprendi é que eu exagerava na dieta durante a adolescência. Quando eu me preparava para uma competição, eu abaixaria o total das minhas calorias até aproximadamente 1000 calorias por dia. Era desse jeito, muito poucas calorias. Eu realmente não sabia o que eu estava fazendo. Eu comia uns pedaços de atum, água, uns poucos ovos, etc. Quando eu parei para prestar atenção nas calorias, eu fiquei chocado sobre o quão baixas elas estavam. 
Na verdade, um sujeito chamado Bob Gruskin me deu algumas orientações. Na verdade ele não me ajudou muito mas ele prestou atenção em mim quando eu era adolescente porque eu estava derrotando muitos dos atletas dele nas competições. Ele olhou para o que eu estava comendo em minha dieta, e ele me disse que eu realmente estava exagerando na dieta. Normalmente eu comeria entre 3000 a 4000 calorias quando fora de temporada, e então diminuía a até 1000, antes de uma competição. Quando eu comecei aumentando as calorias da minha dieta de pre-competição, eu cortava o açúcar e os amidos refinados, e passava a comer proteínas de baixo teor de gordura e mais carboidratos complexos, então eu passei a comer ao redor das 2500 3000 calorias. Foi por isso que eu comecei a aparecer maior nas competições. 
[Q] Rich, uma variável que o destacava de todos os outros fisiculturistas da sua geração era seu desejo incrível para ter sucesso. De onde você pensa que esta fome vinha? 
[R] Eu acredito que isso veio do exemplo moral que meu Pai mostrou para mim. Ele era um imigrante que veio da Itália para os Estados Unidos, e ele se esforçou muito para ter êxito. Ele era um empreiteiro bem sucedido. Ele olhava para mim e dizia, " Tudo que que você fizer, faça da melhor maneira que você puder fazer ". Assim, quando isso se aplicou ao bodybuilding, eu sempre queria provar para ele que eu ia ser o melhor. Eu tinha a motivação e o desejo em ser o melhor fisiculturista. 
Depois que eu ganhei o Jr. Nationals, eu competi no Nationals 1983 e fiquei em quinto lugar. O Ed Connors do Gold's Gym chegou até mim e me ofereceu um cargo em seu ginásio na Califórnia, e a chance de me preparar novamente para o Nationals do ano seguinte. Todo mundo sugeriu que eu deveria abaixar de peso e deveria competir como um light heavyweight em vez de como um heavyweight, o que aumentaria minhas chances de vitória. Isso foi na época em que eu conheci o Lee Haney. 

Eu realmente era persistente e eu dizia para todo mundo que eu ia ganhar o Nationals e que eu ia ganhar o Universo. Eu era tão confiante que eu chamei meus pais e meus irmão e eu lhes disse para comprar os ingressos para Nova Orleans (o local do Nationals 1984) e para Vegas (o local do Mr. Universo 1984) pois eu estava muito seguro de que eu iria ganhar. Eles diziam, " Como é que você sabe que vai ganhar "? eu lhes disse que eu simplesmente sabia que iria ganhar.  
Foi engraçado porque eu quase melei minha chance de ganhar o Nationals daquele ano. Eu estava do lado de fora do pavilhão posando para umas fotos durante a prévia, e eu perdi minha chamada para o palco porque eu estava lá fora. Jim Manion me deixou posar depois e eu pude vencer em minha categoria. 
Na verdade ganhei aquela competição porque minha pontuação era a mais baixa, porque eu obtive segundos lugares seguidos de todos os juizes. Porém, minha contagem era a mais baixa de todos os competidores, assim eu ainda fiquei em primeiro. Assim, eu ganhei o Nationals ganhando vários segundos lugares e nenhum primeiro. Eu fui um dos primeiros caras a vencer naquela categoria do Nationals não recebendo nenhum voto de  primeiro lugar.
[Q] Então, como você transformou um maciço físico heavyweight de 92 Kg. em um físico de light heavyweight mais aerodinâmico? 
[R] Eu entendi que eu tinha que entrar como um light heavyweight. Quando eu competi no Nationals 1984 , eu pesava só 85 Kg. que era o mesmo peso com o qual eu competi como um adolescente (embora eu tivesse melhorado muito o meu físico àquele ponto). eu também senti novamente que eu tinha exagerado novamente na dieta para o Nationals porque eu deveria ter entrado para competir pesando 89 kg. Eu fiz a mesma coisa que eu tinha feito quando eu era adolescente, ingerindo muito pouco carboidrato e eu competi um pouco pequeno. Porém, eu estava tão denso e sólido que eu pude vencer a competição.
Depois que eu venci minha categoria no Nationals, eu pude comer melhor até a seletiva para o Universo que seria na semana seguinte da seletiva, e então eu ganhei umas cinco libras adicionais. Assim, quando eu me tornei profissional, eu melhorei o aprendizado sobre o meu corpo e o que eu deveria comer. Quando eu entrei na minha primeira competição profissional, o Night of Champions 1985, eu pesava 87 Kg. As pessoas pensaram que eu ganhei tudo isso de tamanho, mas na verdade, esse era o tamanho que eu normalmente apresentava fora de temporada. 
[Q] Porém, quando você competiu com um peso corporal maior como profissional, você estava com um físico muito mais aerodinâmico que aquele que você demonstrou no Jr. Nationals como heavyweight.  
[R] Sim, eu entrei com mais formato, porque agora eu podia segurar mais tamanho. Eu ganhei mais tamanho em meus ombros. Eu também analisei meu físico e procurei quais eram os meus pontos fracos. Eu não tinha uma cintura muito delineada assim, basicamente o que eu tive que fazer foi construir mais ombros, aumentar minhas costas, e ficar longe de exercícios que trabalhassem os meus oblíquos.  
[R] Meu abdominais se desenvolvem realmente fácil. Eu não faço nenhum treinamento abdominal. Como profissional, essa foi uma das coisas que eu aprendi. Se eu fizesse qualquer treinamento abdominal, eu aumentava os meus oblíquos. O que eu fiz foi parar qualquer treinamento para os abdominais e eu também reduzia os agachamentos e os levantamentos terra conforme eu me aproximava de uma competição, porque estes exercícios também aumentavam meus oblíquos. 
[Q] Quanto tempo antes de uma competição você diminuía os agachamentos e levantamentos terra?
[R] aproximadamente 12 semanas antes de uma competição, eu os diminuiria. Quando eu ganhei o Jr. Nationals eu percebi que minha cintura ficava muito mais grossa quando eu fazia esses exercícios.  
[Q] Como foi treinar com Lee Haney em 1984?
[R] Eu estava trabalhando como gerente do Gold's Gym, e fazia pouco tempo Lee Haney tinha se tornado profissional e tinha ficado em terceiro em seu primeiro Olympia. Ele também tinha ganho o Night of Champions daquele ano. Ele era um profissional realmente novo e ele estava dizendo, " eu vou ganhar o Olympia ".
Eu vi esse sujeito e ele me viu treinando. Eu era um treinador muito duro no ginásio. Ele me viu e me perguntou, " Garoto, você gostaria de treinar comigo ?" eu vi isto como uma grande oportunidade para treinar com um profissional. Eu aceitei sua oferta, e então comecei a treinar com ele. Ele viu que eu era um dos treinadores mais duros com os quais ele já tinha treinado porque eu o empurrei para a vitória no Olympia daquele ano, e eu venci o Nationals.
[Q] Assim, aquele foi um grande ano para ambos. 
[R] Sim, definitivamente!  
[Q] Durante sua carreira profissional, em qual competição você acha que você alcançou sua melhor forma?
[R] A melhor condição que eu alguma vez alcancei foi quando eu vencí o Pro World 1986. Essa foi a primeira vez que eu entrei em uma competição com os glúteos rasgado e com a pele fina como papel. Todo o mundo naquela ocasião agia tipo, " Uau, olhe para Gaspari "! eu mudei o esporte entrando naquela condição.  
[Q] De todos os fisiculturistas contra os quais você competiu em sua carreira profissional, qual fisiculturista o impressionou mais? 
[R] Lee Haney me impressionou. Eu sempre tinha muito respeito por Lee porque eu pensava que ele era um grande campeão. Eu sempre quis derrota-lo, e essa sempre era minha meta, derrotar Lee Haney. Um dos anos em que eu realmente fiquei impressionado com ele foi 1991, em Orlando.  
Eu penso que ele alcançou o auge dele naquela competição. Eu sempre fui impressionado com as costas dele. Eu treinei com ele e ele era um sujeito que tinha grande genética. Ele não tinha que treinar tão duro quanto eu tinha, e o sujeito tinha os genes para ter o visual que ele tinha.
[Q] Essa seria a minha próxima pergunta. De todos os fisiculturistas contra os quais você competiu, quem tinha a melhor genética? 
[R] Entre todos os sujeitos contra os quais eu competi, eu diria que Lee Haney tinha umas das melhores genéticas. Você sabe, até mesmo no Olympia ele não estava perfeito. Eu achava que ele tinha pernas fracas, panturrilhas fracas e também que ele poderia ter tido melhor separação nas coxas. Mas, quando você via a relação entre a cintura e os ombros dele naquela época, ele tinha a melhor entre todos. 
[Q] Recentemente eu entrevistei o Lee Labrada, eu perguntei a ele qual era o fisiculturista contra o qual ele competiu que tinha mais determinação e persistência, e ele imediatamente mencionou o seu nome. Você acha que algum outro fisiculturista tinha tanta determinação quanto você tinha quando você estava competindo?  
[R] O único de quem eu ouvi falar, a ponto de ficar impressionado com quanta determinação ele tinha foi o Tom Platz. Ele competia um pouco antes da minha época, mas eu me lembro de ler sobre o modo como ele era. Mas, é verdade, quando eu entrei contra Labrada no Grand Prix (depois do Olympia em 1988), essa foi a primeira chance que ele teve de me derrotar e ele pensava que iría me arrasar. Eu simplesmente retornei mais forte e eu acabei o derrotando no Grand Prix com quatro vitórias minhas e três dele. Eu não era o tipo de sujeito que volta atrás e quebra a cara. Eu simplesmente voltei mais forte. 
Eu era o tipo de competidor que acreditava muito em focalizar algo com muita energia positiva e acreditava realmente em mim. Eu sinto que era por isso que eu cheguei tão longe no esporte. Eu penso que esta confiança irradiava para fora de mim quando eu subia ao palco. 
[Q] Isso é verdade porque a história mostra que você conseguia derrotar muitos competidores que podem ter sido geneticamente privilegiados, mas em grande parte, suas vitórias vinham de seu desejo e motivação para vencer. 
[R] Meu desejo e o fato de que eu entrava em evidência quando eu competia. Alguns sujeitos podem ter sido melhores mas eles não ficavam em evidência quando eles entravam nas competições. O cara que estiver na sua melhor forma naquele dia normalmente é o vencedor.
[Q] Eu sei que você serviu como árbitro da IFBB em certa ocasião. Como você compara os físicos dos profissionais da IFBB nos anos 80 e os atuais?
[R] Bem, os caras de hoje são muito maiores. Eu penso em Dorian Yates, ele trouxe o padrão do tamanho. Quando Dorian entrou no esporte, todo mundo seguiu o exemplo dele, e agora todos são muito maiores. Agora, eles se parecem com os caras das histórias em quadrinhos. Os caras que estão ao topo ainda são excelentes, mas agora você vê muito mais sujeitos que têm os estômagos dilatados e de certo modo, fora de proporção.
[Q] No geral, você pensa que o esporte melhorou, no aspecto das poses e outros aspectos do esporte?
[R] Eu não penso que esteja tão bem no aspecto das poses. Eu me refiro aos dias quando eu estava competindo, você tinha fisiculturistas como o Lee Labrada. Eu quero dizer, há alguns bons posers hoje em dia, como o Darrem Charles e um punhado de outros fisiculturista que sabem posar. Eu acho que o King Kamali tem uma boa rotina de poses. Mas a maioria realmente entra na competição como se eles estivessem só se exibindo. Quando eu estava competindo, a maioria dos sujeitos tentava pra valer ter a melhor rotina.
[Q] Quem você pensa que é um melhor Mr. Olympia melhor, Lee Haney ou Ronnie Coleman?
[R] Uau, essa é uma pergunta difícil. Ambos são grandes campeões. Eu fico impressionado com o Ronnie Coleman porque ele é um sujeito de quem todo mundo duvidava desde o ano passado. E ele voltou até mesmo mais forte e melhor. Eu também fico impressionado com o fato de que o sujeito não era nenhum favorito ao Mr. Olympia, mas entrou como um azarão. Eu acho que ele colocou-se como 16º no primeiro Mr. Olympia dele. É um cara que saiu lá de trás da fila e chegou até a frente.
Por outro lado, Lee Haney era favorito desde o começo, começou em terceiro lugar e ganhou o Olympia em sua segunda participação. Assim, eu dou a Ronnie o crédito por isso. Eu penso que para o Lee tudo isso foi um pouco mais fácil.
[Q] Você tem notado a tendência dos monstros de massa que mudam para um físico mais bem formado, estético, até porque os juízes preferem ver isso numa competição de profissional? 
[R] Bem, eu realmente fiquei impressionado com o Dexter Jackson e eu fiquei contente por ver ele ganhar a competição em Atlanta. Isso mostrou que não são só os monstros de massa que podem vencer. Se você for maior, você tem que ser melhor, isso não é só uma questão de ter massa. Assim, eu estou contente por ver os sujeitos no padrão do Dexter Jackson vencerem. Eu também gosto do Troy Alves. Eu gosto do físico dele e ele classificou-se entre os oito primeiros no Olympia. Também há um sujeito novo que há pouco tempo ganhou o USA, o Richard Jones. 
[Q] Rich, que tipo de dieta você seguia para ganhar peso muscular e ficar maior quando você começou?  
[R] Bem, eu tentava comer a cada 2 horas, seis vezes por dia. Nem sempre era comida limpa. Eu tentava ingerir proteínas em todas as refeições, seja iogurte, leite, shake de proteína, ovos, pizza. Tudo que eu poderia comer, eu tentava aumentar minhas calorias. Eu praticamente tentaria levar isso entre 5000 a 5500 calorias e tentar comer tanta comida quanto eu pudesse. 
[Q] Eu sei que você foi um dos primeiros fisiculturistas que começou anotar e registrar sua dieta e treinamento. Você seguia que tipo de dieta para ficar tão inacreditavelmente rasgado durante sua carreira?  
[R] Bem, logo depois do Nationals e do Universo que foi o ponto onde eu percebi que eu não estava ingerindo calorias o bastante. Assim, o que eu fiz foi começar a anotar tudo o que eu estava comendo e eu acabei descobrindo que eu só estava comendo algo tipo 1500 calorias. Eu aumentei as calorias e eu pude registrar exatamente o que era melhor para o meu corpo . Assim, quando eu comecei a minha dieta, eu comecei com uma ingesta calórica mais alta e então a diminuía ligeiramente e prestava atenção ao meu corpo para ver se eu estava perdendo peso lentamente. Desse modo, eu não estava perdendo tanto músculo. 
[Q] você se permitia engordar quando você estava ganhando tamanho?  
[R] Bem, se você olha para alguma de minhas primeiras fotos. Quando eu vim pela primeira vez para a Califórnia, eu pesava 115 Kg, Lee Haney me viu e me chamava de "gordinho". Ele dizia (imitando um lento sotaque Sulista), " ei gordinho "! Assim, eu realmente engordava. Olhando em retrospecto, eu penso que isso estava errado, porque eu ficava muito gordo. Eu estava tentando ganhar tanta massa quanto pudesse. Mas muitas vezes, quando você entra em dieta, leva muito tempo para eliminar toda aquela gordura, como quando eu me preparei para o Nationals daquele ano.
[Q] O seu metabolismo também é bastante rápido.
[R] Sim, eu tenho um metabolismo rápido. Na fase para ganho de massa, eu comia hambúrgueres, e um pote de manteiga de amendoim por dia. Eu dava uma exagerada na tentativa de ingerir o máximo de calorias.
[Q] E quando você tornou-se profissional, você costumava ficar "massudo" no período fora de temporada?
[R] Não, eu não fazia mais isso. De fato, eu sempre fui conhecido como um dos poucos profissionais a estar sempre em forma, cerca de uns de 4 ou 7 Kg. acima do meu peso de competição. Desse modo, eu era capaz de sempre estar preparado para atuar como posador convidado, com um visual decente o tempo todo. 
[Q] Então, como você era capaz de aumentar seu tamanho a cada ano? Eu me lembro que nos seus primeiros anos como profissional, entre 1985 e 1987, você ganhava tamanho de ano para ano.
[R] Eu aumentava as minhas calorias mas eu não alcançava um excesso de gordura. Isso foi por que eu estava anotando tudo, eu aumentava as minhas calorias, mas tentava não engordar muito.
[Q] Quantas calorias você ingeria fora de temporada, naquela época?
[R] Eu as aumentaria para 4500 calorias e então as diminuía para algo ao redor de 2800 a 3000 calorias antes de uma competição.
[Q] você fazia muito cárdio quando você estava se preparando para uma competição?
[R] Você quer saber!? Eu não fazia NADA, nenhum cardio quando eu entrava em dieta. Tudo era devido ao meu treinamento, e se você visse como eu treinava, você entenderia. Eu treinava duas vezes por dia, rotinas em double split, seis dias por semana, treinos muito rápidos, com muitas e super-sets e drop-sets. O tipo de treinamento que eu fazia exigia muita resistência para ser feito. Eu precisava de dois parceiros de treinamento para treinar comigo quando eu estava me preparando para o Olympia e outras competições. 
[Q] Rich, esse ano você fez 40 anos de idade. Você teve que fazer algum tipo de alteração na sua dieta conforme você ia ficando mais velho?
[R] Sabe, meu metabolismo ainda é o mesmo, muito bom. É incrível. Eu permaneço bastante seco. Eu como bem ao longo do ano todo, e eu ainda sigo o estilo de vida de um fisiculturista. De vez em quando, eu como uma ou duas fatias de pizza, mas eu não como açúcar refinado. Esse tipo de coisa não me faz sentir-me bem. Eu ainda como em qualquer lugar que eu vá, entre 5 a 6 refeições por dia. Três destas refeições eu tomo na forma de Shakes de proteína do tipo MRP. Eu sou proprietário de uma marca de suplementos, eu tomo da minha própria proteína. Eu me torno moderado nos carboidratos.
[Q] Isso parece ser diferente do que você fazia nos anos 80? naquela época você comia mais carboidrato? 
[R] Naquela época eu comia um pouco mais de carboidratos. Agora, eu como carboidratos moderadamente. Pela manhã, eu como duas fatias de pão de trigo integral e para o almoço, eu como uma xícara de arroz. Então, eu terei outra refeição de arroz ou uma batata assada ou uma batata-doce. As outras três refeições ou podem ser uma tigela de ricota ou um MRP. Às vezes eu acrescento uma colher de sopa de manteiga de amendoim para saciar minha fome. Eu também tento ingerir gorduras essenciais como óleo de semente flax e óleo de peixe. Eu faço isso diariamente.  
[Q] Quantas calorias você estima estar ingerindo agora? 
[R] Eu tenho ingerido algo ao redor das 3000 3500 calorias por dia.  
[Q] Quantos dias por semana você está treinando? 
[R] Eu treino quatro a cinco dias por semana.  
[Q] E nenhum cardio?  
[R] (Risos) eu ainda não faço. Se você olhar, eu estou com aproximadamente 7% de gordura corporal, eu ainda tenho intercostais, minhas pernas estão cortadas, meus ísquios. Eu estou tentando fazer um pouco mais, tipo 20 minutos de cárdio, 2 a 3 vezes por semana, mas isso me deixa muito magro. 
[Q] Assim, seu metabolismo ainda é realmente rápido?  
[R] É realmente rápido. Isso que eu estava falando sobre meu pai. Eu nasci quando meu pai tinha quase 43 anos assim eu cresci ao redor dele quando ele estava na faixa dos 50 anos. O sujeito era rasgado e vascularizado, até mesmo quando ele estava ao redor dos 70 anos. 
[Q] Bem, você é então um dos sortudos não é Rich!? Há pouco tempo neste ano eu completei 40 anos, e eu estou percebendo que é muito mais difícil para emagrecer. Eu definitivamente não posso ganhar muito peso, como eu costumava nos meus 20 anos. 
[R] Eu também não posso ganhar peso! Eu estou considerando uma participação no Master Olympia em 2004 e eu preciso começar a ingerir mais calorias. O que vem acontecendo com o meu trabalho é que eu acabo perdendo refeições, e acabo bebendo um Shake ou comendo uma barra e isso não é o bastante. 
[Q] Qual é o seu peso nesse momento?  
[R] Eu estou pesando algo ao redor dos 99 Kg. 
[Q] Eu ouvi dizer que seus treinamentos de perna eram legendários em termos de intensidade, quando você era mais jovem. Suas pernas cresciam com facilidade, em comparação ao resto do seu físico? O que você fazia para construir tais pernas volumosas numa idade tão jovem? 
[R] Minhas pernas cresciam com facilidade. Quando eu era amador, eu tinha pernas grandes, mas sem muita separação. Como profissional, eu trabalhei principalmente para tornar minhas pernas cada vez com mais separação e para aumentar as panturrilhas. 
O que eu fazia em meus treinamentos de perna era começar com extensões de perna. Eu fazia  de 4 a 5 séries de extensões de perna até que chegasse na última placa. Então, nas últimas 2 a 3 séries, eu fazia drop-sets. Depois das drop-sets, fazia negativas onde eu mantinha a contração no topo e meu parceiro de treinamento pressionaria o aparelho para baixo. 
Umas 4 ou 5 dessas séries e eu partia para o leg press. Eu aumentava continuamente a carga no leg press, até que eu tinha aproximadamente 14 anilhas de cada lado. Na última série, eu faria drop-sets. Eu tirava uma anilha, fazia 5 ou 6 repetições, tirava outra anilha, fazia 5 ou 6 repetições, até que eu tivesse algo do tipo 7 ou 8 anilhas. Aí, eu estava a ponto de vomitar. 
Mas eu ainda não tinha terminado. então eu iria para o hack squat em super-série com o agachamento sissy. Então, eu ia para os a fundo em uma máquina Smith. Assim, quando alguém fazia pernas junto comigo, eles sempre ficavam com medo de fazer pernas comigo novamente. 
[Q] Quando você era mais jovem e você estava tentando construir suas pernas? Você estava agachando realmente pesado?  
[R] Eu estava agachando REALMENTE pesado. Eu era tipo o “senhor agachamento”. Eu amava agachar! Quando eu tinha 19 anos, eu estava fazendo agachamento com 354 Kg. Quando eu ia fazer agachamento, o dono do ginásio ficava louco comigo, porque eu acabava entortando todas as barras Olímpicas do ginásio com os meus agachamentos.
[Q] Uau, isso é muito peso! Quantas repetições você estava fazendo com aquele tipo de carga?
[R] Eu fazia 2 repetições. Eu usava seis anilhas de cada lado da barra para fazer 20 repetições, cinco anilhas para 30 repetições. Eu olhava para o que o Tom Platz fazia e eu tentava imitá-lo. Eu amava agachar mas o problema era que isso tornava minha cintura muito mais grossa. Meus oblíquos e meus glúteos saíam de proporção,   mas isso deu muito do tamanho para as minhas coxas, do qual eu precisei mais tarde. 
Quando eu competi a primeira vez no Nationals (1983), pelo que eu me lembre, eu não fiz nenhum treinamento sério para as pernas. Tudo o que eu fiz foram extensões de perna, leg press bem leve, agachamento sissy, e coisas desse tipo. Do Jr. Nationals para o Nationals, tudo o que eu fiz foi concentrar-me no tamanho da parte superior do corpo. 
[Q] Rich, você foi um dos primeiros fisiculturistas a desenvolver glúteos estriados. Você pode nos contar que tipo do treinamento você fazia para desenvolver estes estriamentos? 
[R] Bem, eu penso que muito disso foi por causa de treinar o agachamento. Mas um dos exercícios que quando eu fazia quando estava competindo, e que muitas pessoas não fazem por pensar que é um exercício para mulheres, eram a fundos e avanços. Eu fazia avanços caminhando, a fundos, tudo realmente pesado. Eu gostava de fazer avanços com muito peso. 
Muitos fisiculturistas os fazem agora porque eles viram o Ronnie Coleman fazendo avanços caminhando com algo tipo 182 kgs. É por isso que os glúteos dele são tão estriados e desenvolvidos. Eu penso que os avanços contribuíram em grande parte para os meus glúteos serem tão estriados e desenvolvidos. 
[Q] Você pensa que os estriamentos são uma questão de treinamento e dieta, ou é mais uma coisa genética? 
[R] Eu penso que também é a dieta. Eu quero dizer, você tem que ter os estriamentos. Eu posso sentir estriamentos agora mesmo em meus glúteos, e eu não estou em dieta. Eu sei que isso é um pouco uma questão de perder uma certa quantia de gordura. Mas tem caras que simplesmente não têm os estriamentos.
[Q] Como o Lee Priest e o Melvin Anthony, por exemplo. Eu os vi competirem em condição extrema, e eles não tinham nenhum estriamento nos glúteos. 
[R] O Jay Cutler, ele nunca parece ter estriamentos nos glúteos.  
[Q] Quando você estava nos seus 20 anos, suas costas e seus braços eram os pontos fracos em seu físico. Que tipo de mudanças fez você em seu programa de treinamento para expor estas partes corporais? 
[R] Bem, o que eu estava tentando fazer nos meus primeiros anos era levantar pesos realmente pesados, pensando que com isso eu iria construí-los. Mas minha técnica não era tão boa quanto deveria ter sido. O que eu aprendi a fazer para aumentar o tamanho em meus braços foi concentrar-me em realmente aperfeiçoar minha técnica. Isto me permitia estender e contrair estes músculos no comprimento máximo deles. Eu fiz a mesma coisa com minhas costas. Eu tinha que ter certeza de que eu estava fazendo o movimento corretamente para construir o músculo.  
[Q] você mudou os exercícios que você estava fazendo ou simplesmente reduziu os pesos?
[R] Eu reduzi o peso e me concentrei na técnica. 
[Q] Rich, você é conhecido como um fisiculturistas que superou carências genéticas através de uma incrível força de vontade e desejo de construir um dos melhores físicos na história do esporte!? Você concorda com essa avaliação feita sobre o tipo de genética que você sente que têm? 
[R] Eu não posso afirmar que a minhas genética era tão ruím depois de vencer o Mr. Universo e ter permanecido como o segundo no Olympia durante três anos seguidos. Eu fui o sujeito mais jovem a ganhar o Mr. Universo da IFBB, aos 21 anos de idade. Eu quero dizer, será que a minha genética podia ser assim tão ruim? 
Dizem que o Larry Scott tinha uma genética ruim. Eu tinha uma genéticas que me permitia desenvolver músculo muito facilmente. Eu tinha genéticas que me permitia ficar muito seco e musculoso. Assim esses eram alguns pontos em que eu era bom. Talvez minha simetria estivesse um pouco fora do padrão, mas eu penso que com minha persistência eu pude olhar para o meu corpo e avaliar isto. Eu penso que é necessário inteligência para dizer, "vamos construir algum músculo aqui e reduzir a cintura, etc." Isto criava a ilusão de uma aparência mais simétrica.
Eu conseguia objetivamente para o meu corpo. Eu lí que o Arnold também fazia isso. Arnold disse a mesma coisa quando ele falou sobre acrescentar mais massa muscular em certas áreas do corpo como um escultor, para parecer-se melhor.
[Q] Como seria para você ter conhecido o Arnold numa idade mais jovem? Eu sei que você conseguiu conhece-lo pela primeira vez quando você ganhou o Pro World 1986, em Columbus, Ohio, que foi organizado por ele. 
[R] Bem, a primeira vez em que eu me encontrei com Arnold foi quando eu tinha 15 anos e ele estava num Shopping Center em Nova Jersey autografando cópias do primeiro livro dele, A Educação do Fisiculturista. Quando ele assinou o meu livro, eu lhe disse, " Arnold, eu também quero ser um fisiculturista!"  
Eu o vi novamente depois de anos, quando eu ganhei o Pro World, e eu disse a ele, " Arnold, você se lembra de mim? Eu o conheci quando eu tinha 15 anos". E ele disse, " Como eu poderia me lembrar de você? Eu estive em tantos Shopping Centers naquela época". Mas eu lhe disse o quanto ele me inspirou e o quanto eu queria fazer o que ele fez em competição ganhando o Olympia. O sujeito ainda inspira as pessoas com o que ele fez da vida dele. Eu quero dizer, sendo o Governador de Califórnia? É incrível!  
[Q] Você tem alguma história boa com o Arnold que você possa compartilhar? 
[R] Quando eu comecei a treinar com o Lee Haney, nós íamos de carro até Venice e treinávamos no Gold's Gym. Na ocasião, o Gold's Gym era no andar superior. Nós estávamos treinando lá no ginásio e nós vímos o Arnold treinando. Havia outro sujeito que treinava com o Arnold e o nome dele era Roger Callard (um antigo profissional da IFBB, vencedor do Mr. America e do Mr. International).  
Um dia, Lee e eu estávamos treinando no World Gym e nós vimos Arnold entrar. Roger Callard tinha estado no ginásio durante uma hora treinando peito. Fazia pouco tempo que ele tinha terminado o treinamento de peito, e já estava saindo do ginásio quando Arnold gritou para ele, " Oh, Roger, o que você está treinando ?" e Roger respondeu, " eu terminei peito agora !" e Arnold disse, " Por que você não faz peito comigo? " Assim, Roger voltou ao ginásio e fez peito novamente com o Arnold. (Risos altos). 
[Q] Eu tenho certeza de que o Arnold parecia muito bem em 1984. Isso foi na época em que ele estava fazendo os filmes de Conan e pouco antes do primeiro filme do Exterminador. 
[R] Sim, ele ainda tinha um físico muito bem construído. Ele me viu antes de que eu ganhasse qualquer coisa, antes de eu ficasse em primeiro no Nationas e vinha até mim e dizia, " Ok, garoto, deixe-me ver. Trinque o bíceps! OK, agora me deixe ver o outro "! Ele é um sujeito engraçado.  
[Q] Rich, você falou sobre participar novamente do Master Olympia. Você ainda tem o desejo para voltar aos palcos e passar novamente por uma preparação para competição? 
[R] Você sabe, eu gostaria de fazer isso pelo menos mais uma vez, para voltar àquele tipo de forma. Eu estou sedento de vontade de voltar naquele tipo de condição. Mas eu estou inspirado de modos diferentes. Agora mesmo eu estou realmente motivado em levantar o meu negócio. Eu sinto que o bodybuilding me fez um campeão. Eu era persistente e focalizado e positivo, e eu quero aplicar essas mesmas qualidades ao meu negócio.  
Eu tenho sido muito consistente. Eu comecei o meu negócio em 1999 e a cada ano seu crescimento é em dobro. Eu sou muito persistente na construção do meu negócio e essa é a minha inspiração. Através do bodybuilding que é o que me ajuda. 
Mas se eu puder me concentrar em algo sem ter que me preocupar com o meu dia e as coisas do meu negócio, então eu poderia fazer isto, porque eu não iria querer competir se isso afetasse o meu negócio. Assim, isso agora está chegando ao ponto onde eu estou cultivando, onde eu posso ter pessoas que trabalhem para mim e eu posso me concentrar na preparação para uma competição.
[Q] Como você começou na indústria de suplementos, Rich? Qual foi a inspiração para começar a Gaspari Nutrition?  
[R] Bem, eu não comecei com muito dinheiro. Depois que eu parei de competir, eu possuí meu próprio ginásio. Eu tive um Gold's Gym e eu também estava gerenciando um programa de nutrição chamado Apex Nutrition. Eu eventualmente eu vendi o meu ginásio e eu tinha um par de centros onde eu estava promovendo a Apex Nutrition. Eu estava vendendo suplementos e eu queria ter algo em que eu acreditasse por que aquilo era meu.
Em 1999, eu me lesionei. Eu fiz duas hérnias em dois discos da coluna cervical. Eu estava de cama sem fazer nada durante dois meses e eu propus minha própria linha de produtos. Novamente, eu comecei muito pequeno. Eu ia de ginásio em ginásio e em ginásio. Para todas as pessoas eu conhecia e empurrava o meu produto, em todos estes ginásios, e eles compraram isto por minha causa. No princípio, minha primeira linha de suplementos não era boa. Eu fui aprendendo sobre o negócio conforme eu prosseguia.
[Q] falemos um pouco sobre suas lesões. Você mencionou para mim que no passado você teve problemas com sua lombar. Qual era o problema com a sua lombar, e o que você fez para corrigir isso? 
[R] Bem, eu tenho dois discos herniados na minha coluna lombar e também no meu pescoço. O que eu fiz para corrigir isto foi terapia quiroprática e suplementação com glucosamina e condrotina. O quiroprático ajudou muito com movimentos de flexão e de distração, que funcionaram maravilhas com a minha lombar. 
[Q] De que modo a flexão e a distração funcionam? 
[R] Você deita de barriga para baixo sobre a maca do quiroprático, a mesa se dobra e suas pernas ficam voltadas para baixo, então o quiroprático põe a mão dele sobre os discos. Quando ele faz isto, ele movimentava as minha pernas para cima e para baixo colocando mais mobilidade nos discos. Sendo que meus discos já estavam comprimidos, isto não vai faze-los voltar ao normal, mas essa mobilização os impede de degenerar-se mais. Também parece funcionar no sentido em que isso me liberta da dor. Eu estava tendo dores horríveis, dores que atacavam as minhas pernas. Desde que eu comecei a terapia com o quiroprático, eu tenho me sentido muito melhor.
[Q] Seu quiroprático disse que a degeneração seria do treinamento pesado de quando você era mais jovem?
[R] Ele disse que era por causa do treinamento, e eu nunca acreditei nos quiropráticos quando eu era mais jovem. Meu quiroprático conseguiu que eu acreditasse que há alguns bons quiropráticos por aí, dispostos a ajudar. Basicamente, eu estava com tanta dor que eu não podia aparar o meu gramado e eu não podia caminhar longas distâncias. Eu tinha dores constantes na minha perna esquerda. Este sujeito conseguiu que elas fossem embora. Eu fui a um ortopedista que ia começar me dar injeções, injeções epidurais com cortisona. Ele disse que isto funcionaria temporariamente e depois de um tempo isto não funcionaria mais. Eu disse que eu não queria qualquer injeção onde eu não sentisse dor. Eu queria algo que me fizesse melhorar. Os ortopedistas e os quiropráticos não trabalham de mãos dadas. Eu só tentei isso para ver se funcionava. Além disso, ambos os sujeitos vivem perto da minha casa, o que torna a coisa mais fácil.
[Q] Você consegue treinar normalmente agora?
[R] Veja, eu posso fazer tudo agora. Eu posso agachar. Naturalmente eu não piro mais com 345 Kg no agachamento, mas eu ainda posso chegar a 180 ou 220 Kg no agachamento. Eu apenas tenho feito agachamento eventualmente. Eu apenas não enlouqueço. Eu fiz um pouco de levantamento terra, mas eu não vou extremamente pesado. Eu vou no máximo com 165 Kg., talvez, no levantamento terra. Na verdade, eu gosto de fazer um exercício que parece trabalhar bem as minhas costas. Eu tenho feito este exercício onde você faz remada com dois haltere e então levanta-se como no levantamento terra. Isso trabalha as costas inteiras, desde a lombar até a porção superior, gerando densidade. 
[Q] Seria algo do tipo de uma remada feita simultaneamente com dois halteres, não é? 
[R] Sim, uma remada simultânea com um haltere em cada mão. Você agacha e faz o movimento de remada com os halteres para cima e para baixo, e então você se abaixa e sobe como num levantamento terra. Você tem que tentar isso, trabalha realmente bem.  
[Q] Se você for competir no ano que vem, com que peso gostaria de competir?  
[R] Eu gostaria de estar ao redor dos 99 a 101 Kg. 
[Q] Você pretende fazer alguma mudança no seu treinamento e programa de dieta para entrar forma? 
[R] Eu penso seria com a minha dieta, eu me tornaria mais consistente em ingerir mais calorias, e assim tentar adquirir mais massa. Isso definitivamente é uma coisa eu teria que fazer. Eu penso que eu preciso comer mais refeições sólidas em vez de beber mais shakes. Eu penso que isso construiria mais massa em mim. Essa seria uma grande diferença. 
Com o meu treinamento, e eu treino realmente duro. Eu treino com dois caras que participam de competições regionais e eu deixo esses caras em grande forma as competições. Assim, eu sei que eu poderia treinar facilmente para uma competição. 
[Q] você ainda treina quatro dias por semana?  
[R] eu treino de 4 a 5 dias por semana. Eu treino ombros e braços no primeiro dia, costas no segundo dia, tiro um dia de folga, e então faço coxas, ísquios e então peito. Eu faço panturrilha cerca de três dias por semana.  
[Q] Quais suplementos que você vende que são benéficos para um fisiculturista competitivo? 
[R] Comparado quando eu competia com como está agora, os produtos estão anos luz à frente. Algumas das proteínas são muito melhores. A maior parte do que eu vendo agora é principalmente pró-hormônios e pró-esteróides. Alguns dos produtos com os quais eu tenho trabalhado agora, na verdade chegam a ser melhores do que qualquer esteróide no mercado. Um dos produtos que eu vendo é chamado M-one-T que é uma forma metilada do 1-Test. É incrível.
Com duas cápsulas por dia e eu ganhei 3 kg de músculo. Eu sinto que isso funciona tão bem quanto qualquer esteróide. Eu sinto isso sobre os suplementos que agora estão disponíveis, não há nenhuma razão para tomar esteróides anabólicos ilegais. O único problema é que agora o Congresso e o Senado estão tentando aprovar leis contra os pró-hormônios e os a pró-esteróides, o que os colocaria no mesmo nível legal dos esteróides normais. Ainda não aconteceu mas parece isso está destinado a acontecer.  
[Q] Que outros suplementos você oferece para fisiculturistas sérios? 
[R] Nós estamos para lançar um novo volumizador celular que será uma combinação entre creatina, NO2 e glutamina. Esso vai ser um produto realmente quente. Nós estamos trabalhando para desenvolver um queimador de gordura que será livre de efedrina. 
[Q] Bem, eu desejo muita sorte para você Rich. Eu espero que a Gaspari Nutrition continue crescendo, e eu que eu me comunico freqüentemente com muitos fãs de bodybuilding, digo que eles lhe desejam grande sucesso no Master Olympia do ano que vem, se você decidir competir.

(Rich Gaspari atualmente)


De uma olhada no website do Rich: www.RichGaspari.com.

Créditos pela tradução: Kleber Nunes
Tradução feita no ano de 2004.

Nenhum comentário:

Postar um comentário